Por Jorge Ayo
APRENDER A DESAPRENDER
Isso parece urma contradição, porque, na realidade, estou sempre incentivando as pessoas a aprender algo novo, seja sobre sua carreira ou qualquer outra coisa. Certamente o conhecimento nos leva a crescer na vida de alguma maneira.
Então, há alguns anos, quando decidi mudar minha vida, comecei a ver que havia algo mais do que aquilo que já fazia e vivia, quando comecei a ver que havia outro mundo, mais cheio, com abundância, me dediquei a procurar novas maneiras de aprender a viver para alcançar o sucesso.
Agora, isso me ajudou? Claro, SIM, só que também foi um passo à frente e outro para trás, foi então que comecei a procurar o motivo, se no final estava adquirindo conhecimento para crescer, e você sabe que descobri que havia uma série de informações dentro de mim que me impedia de avançar. Conhecimento adquirido durante a minha carreira que de alguma forma jogou contra esse avanço esperado por eso es tan importante aprender a desaprender.
Proverbios 1:5
“O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos“
Que conhecimento é esse?
Quando nascemos, nosso cérebro está vazio e pronto para receber as primeiras informações; aí, o primeiro contato com o mundo exterior são nossos pais, que logicamente nos ensinam os primeiros passos e, à medida que crescemos, nossos parentes e nosso ambiente social, nossos professores em diferentes estágios de aprendizagem, que estão colocando informações em nosso cérebro (conhecimento de diferentes tipos). Esses conhecimentos adquiridos estão formando nosso padrão, conceitos que estamos tomando como verdades e é isso que acaba sendo normal em nossas vidas.
O que acontece é que muitas dessas verdades ou falsas verdades, que nos foram ensinadas, são coisas que criam barreiras para nós e não nos permitem avançar.
Por exemplo: se você é uma pessoa que gosta de costurar, geralmente começa consertando suas próprias roupas, as de seus amigos e familiares, consertando ou reparando e dando uma nova vida a elas.
Durante esse processo, você percebe que gosta do que faz e começa a sonhar, para ter a idéia ou ilusão de ser uma grande costureira – designer de roupas, mas quando você a compara com as informações que estão lá dentro, isso lembra você que você mora em um bairro onde ninguém compraria suas roupas, que em sua família ninguém chegava a nada ou que sua condição econômica não era adequada etc.
Então, quando você compara essa ilusão, esse sonho com a informação que você armazenou, ela forma uma espécie de curto-circuito. Como essa informação é contrária aos seus desejos e há uma decepção que cria uma falta de vontade de correr atrás dos seus sonhos, enfim, seus sonhos são literalmente esmagados.
É por isso que é tão importante quando você alcança esse estágio da vida que identifica, quais são as informações, os conceitos, os paradigmas que estão impedindo o seu crescimento nessa área, seja profissional, pessoal ou espiritual.
Quando podemos identificar esses paradigmas, temos que começar a trabalhar em como reescrever essas informações, para que os conceitos antigos sejam alterados e os novos sejam colocados.
Aprender a desaprender é apagar informações do disco rígido e reescrever novas informações, o que fortalece e nos incentiva a continuar.
Peço que medite sobre isso e comece a trabalhar nessa área do seu ser o mais rápido possível.