
Por Jorge Ayo
Dando o primeiro passo para viver melhor
Nos momentos de crise que o mundo está passando. É claro que devemos otimizar nossos recursos o máximo possível.
Viver melhor com o mesmo salário, parece impossível, mas é realmente o primeiro passo para começar a organizar nossa vida financeira. Bem, se não podemos gerenciar ou colocar em ordem o que temos, não conseguiremos fazê-lo quando o fluxo de dinheiro for maior.
Viver melhor com o mesmo salário, é possível SIM!!.
E como viver melhor com o mesmo salário? Bem, antes de tudo, precisamos saber onde e em que nosso dinheiro está sendo usado. Como assim? Acontece que na maioria das vezes gastamos dinheiro em pequenas coisas que não precisamos. E o mais curioso é que fazemos isso sem perceber, pois geralmente são valores baixos. Uma das coisas que me ajudou a saber onde nosso dinheiro é gasto é anotar todas as despesas por dois ou três meses. Mas estou falando de todas as despesas em detalhes. Exemplo: pão, passagem de ônibus, 1 lt. o leite, em resumo, relaciona absolutamente tudo, dia a dia. Você pega uma folha de papel e a divide em duas partes verticalmente e, na coluna da esquerda, lista todas as suas receitas e, na coluna da direita, as despesas; assim, no final do mês, você saberá exatamente em que gastou seu dinheiro. Você ficará surpreso ao saber quanto dinheiro poderia ser melhor aplicado em nosso orçamento.

João 10:10b
“Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.“
Tomando uma ação para viver melhor
A partir daí, como já sabemos onde nosso salário está sendo gasto, precisamos começar a definir prioridades, se realmente queremos viver melhor.
O que isso significa, significa que devemos fazer uma lista de prioridades. Exemplo: contas de água, eletricidade, gás etc. são elementos essenciais que não podemos deixar de pagar. Depois sumamos o custo de nossa alimentação , a parcela da casa ou o aluguel, que também não podemos deixar de pagar. Logo devemos ver outros compromissos que assumimos e que não podemos deixar de cumprir porque são essenciais. Mas certamente deve haver outros não tão essenciais, como a assinatura de uma TV a cabo, ser membro de um clube que não usamos, inscrição em uma academia que não frequentamos etc.
Compartilhando minha experiência
Juntamente com minha esposa, fizemos isso no passado, quando decidimos viver melhor. Ficamos surpresos com quantas coisas supérfluas estávamos gastando dinheiro de maneira desordenada. E foi assim que conseguimos comprar nosso primeiro carro.
Foi quando eu percebi que eu era de alguma forma estava viciado com um tipo de doce que eu consumia todos os dias. Mas passou despercebido durante muito tempo e o que compramos junto com as outras coisas. Era de pouco valor, mais quando discriminamos esse item, percebemos isso e mais alguns que finalmente decidimos eliminar.
As pequenas despesas adicionadas ao final do mês geram um valor interessante que, sendo encaminhado para outras áreas, sem dúvida causa uma melhoria palpável em nossa qualidade de vida.